O inventor da roda

Alexandre Freire
3 min readOct 20, 2023

--

O lugar era a Mesopotâmia e o ano era aproximadamente 3.500 a.C. Digo aproximadamente porque, naquela época ainda não existia o calendário juliano como como conhecemos hoje. Este só seria criado por Júlio César em 45 a.C., claro que, naquela época sem a menção de “antes de Cristo” que só foi criada muito depois, por Constantino em 325 d.C. Mas essa parte da história ou a minha inabilidade para cálculos mais precisos não são importantes para os acontecimentos que levaram à maior invenção da história da humanidade.

Uma terra fértil abastecida pelos rios Tigre e Eufrates, aquele local atraiu diversos povos durante séculos. E a fertilidade não se resumia ao plantio, mas também das ideias já que foi naquela mesma região que foi criada a primeira forma de escrita conhecida.

Voltando à invenção da roda, tudo tem a ver com um humilde agricultor em uma pequena cidade-Estado. Todos os dias ele trabalhava exaustivamente na sua plantação de trigo com a ajuda da mulher e dos filhos. Era um trabalho difícil, mas recompensador.

Um dia, na época de colheita, o nosso amigo agricultor foi como sempre fazia em direção ao mercado, para vender seus produtos. Só que neste dia, aconteceu alguma coisa diferente. Ele mal poderia imaginar que sua descoberta revolucionaria o mundo.

Ele morava em uma planície próxima ao rio Tigre e, para seguir em direção ao mercado teria que subir um pequeno morro. E neste morro o agricultor viu uma pequeno pedaço de tronco de árvore cortado rolando. Uma roda quase perfeita.

Logo ele ficou curioso e ao mesmo tempo, hipnotizado. Nunca tinha visto um objeto tão bonito assim. Quem seria o gênio por trás daquela invenção? O agricultor ainda não sabia para que servia, mas tinha a certeza de que poderia usar para algo. E levou o objeto para casa.

Seus filhos adoraram a roda. Queriam brincar com ela o tempo todo. Sim, o objeto era bonito, era divertido. E quem sabe teria alguma utilidade maior? Depois de dias pensando, chegou à conclusão de que com mais um daqueles objetos preso a um pedaço de madeira, poderia fazer um pequeno carrinho de mão, o que possibilitaria levar mais trigo para vender no mercado. Seria incrível.

No dia seguinte, o agricultor então resolveu ir até o mesmo lugar em que tinha visto o tronco rolando. E por coincidência, viu outro tronco, muito parecido com o anterior. Foi um déjà vu, uma falha na matrix. Claro que ele não pensou nesses termos, mas a sensação foi realmente essa. Aquilo não era por acaso.

Então, ele decidiu procurar pelo responsável por aquelas maravilhas. E depois de procurar pistas e rastros, finalmente chegou à sua resposta. Não era um, mas alguns os responsáveis pela maior invenção da história da humanidade. Eles trabalhavam incessantemente represando uma parte do rio Tigre. E para isso, eles usavam todo tipo de material, inclusive, cortavam troncos de árvores. Sim, os verdadeiros inventores da roda foram alguns alegres e curiosos castores.

--

--

Alexandre Freire
Alexandre Freire

Written by Alexandre Freire

Redator publicitário. Às vezes, só redator, mesmo.

No responses yet